quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ENSNO PERSONALIZADO - SEMED ITAITUBA

I - APRESENTAÇÃO

O curso supletivo modular – INSTRUÇÃO PERSONALIZADA é uma modalidade de educação à distância, específico para a formação de jovens e adultos em nível de Ensino Fundamental.

A resolução nº 166 de 11 de novembro de 1982 do Conselho Estadual de Educação diz o seguinte: “O Ensino de Instrução Personalizada de 5ª a 8ª séries tem como principal objetivo, atender a clientela que não dispõe de tempo para freqüentar uma sala de aula diária, no sistema regular de ensino público, assim, o referido curso, visa atender principalmente os trabalhadores que estão em atraso com seus estudos e que se encontram inseridos no mercado de trabalho formal e informal e não tiveram oportunidades de concluir o Ensino Fundamental.

É um curso totalmente gratuito, de acordo com as normas da legislação vigente na Rede Estadual de ensino, e funcionará nas dependências internas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

II – METODOLOGIA

Este curso orienta-se pela metodologia da educação à distância, voltado para jovens e adultos com idade mínima de 15 anos. A metodologia aplicada nessa modalidade de ensino é feita através do atendimento ao aluno, em momento PRESENCIAL e a DISTÂNCIA, pelo professor titular da disciplina, através de materiais didáticos próprios (módulos) que o aluno receberá após sua matrícula. O conteúdo programático desenvolvido nos módulos é o equivalente aos conteúdos desenvolvidos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, distribuídos da seguinte forma:

Língua Portuguesa- 13 módulos

Matemática - 13 módulos

Geografia - 11 módulos

História - 11 módulos

Ciências - 10 módulos

Inglês - 05 módulos

Arte - 05 módulos

III – AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á no final de cada módulo, através de uma prova contendo 20 questões, aonde o aluno deverá obter no mínimo 6,0 (seis pontos), em cada avaliação.

A recuperação acontecerá através de aulas presenciais, com intuito de resgatar o desempenho do educando nos conteúdos em que apresentam maiores dificuldades de recepção do ensino- aprendizagem dos discentes. No processo de recuperação será aplicada uma nova avaliação, na qual o cursista não obteve a nota necessária.

VII – PROFESSORES

L. Portuguesa–Mª Nazaré G. Rodrigues

Matemática – Selma F. F. Viana

História – Jose Hidelbrando

Geografia – Jose Hidelbrando

Ciências – Mª Edileuza Almeida e Silva

Inglês- Erzidio Junior

Artes- Mª Nazaré G. Rodrigues

VIII – HORÁRIO

Manhã – 8h às 12h.

Tarde – 12h às 17h

Avaliação dos Cursos de Graduação

O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

Participam do Enade alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, que fazem uma prova de formação geral e formação específica. As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

Para autorização: Essa avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação in loco. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos com conceito 3 e 4 receberão visitas apenas se solicitarem.

Acreditamos que podemos transformar a educação pública no Brasil

A causa do insucesso do aluno está na forma como a escola ensina, não na criança.
Você já deve ter ouvido várias justificativas para o fato de as crianças não se adaptarem à escola e abandonarem os estudos.
Muitos acreditam que isso acontece devido a carências afetivas, físicas, cognitivas dos alunos ou por eles virem de lares desfeitos, pais desinteressados, etc. Estão errados!

Pesquisas demonstram: O fracasso nos estudos, na maioria das crianças provenientes de meios culturalmente distintos daqueles valorizados pelo ambiente escolar, é decorrência da própria escola e não da vida pessoal do aluno.

Hoje em dia, há uma forte consciência de que a educação formal que uma criança recebe é mais que um benefício para ela e sua família, é fator indispensável para o desenvolvimento e a qualidade de vida do próprio país. Mas não é com palavras que se muda uma política educacional já desgastada. É com ações.

Foi partindo desse pressuposto que nasceu a
Associação Educacional Labor.

ICED/UFOPA prorroga inscrições para Curso de Especialização em Gestão Escolar

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA comunica que o prazo para o encerramento das inscrições do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade EAD, foi prorrogado até o dia 21 de fevereiro de 2011.